Dicas para organizar um Webinar


    1. Seu webinar deve durar entre 30 e 45 minutos

    As estatísticas demonstram que o público prefere webinars que durem entre 30 e 45 minutos e que apenas 10% ficam conectados por uma hora ou mais. Caso seu tópico exija mais de uma hora, melhor dividir a apresentação em duas ou mais partes. Isso pode trazer alguns desafios extras, principalmente se você oferecer tradução simultânea, mas valerá a pena no final.

    2. Apenas um webinar por semana

    A pesquisa mostra que as pessoas só se comprometem a participar de um webinar por semana. Seu público-alvo pode estar interessado em vários outros assuntos, não apenas aqueles relacionados ao seu setor. Você disputa atenção do participante com todo tipo de concorrente. Lembre-se disso na hora de organizar seu webinar.

    3. Manhã é o melhor período do dia

    Contra a sabedoria convencional que afirma que a tarde é o melhor horário para um webinar, pesquisas recentes mostram que 10h ou 11h da manhã é, na verdade, o horário ideal. Apenas cerca de 16% dos entrevistados gostam de participar de webinars ao meio-dia ou mais tarde.

    4. Perguntas & respostas (Q&A)

    Se você ainda não incluiu perguntas e respostas ao vivo em seu webinar é hora de mudar. Sabemos que 92% dos participantes querem uma sessão de Q&A ao vivo no evento. Evite o formato em que os palestrantes simplesmente passam slides e discorrem sobre um assunto, perdendo a chance de criar uma conexão significativa com os participantes. A maioria dos Q&As dura dez minutos, mas este ajuste depende de seu público. Pode ser difícil prever que perguntas serão feitas e, na verdade, pode ser que nem haja perguntas. Dê a volta por cima e tente novamente.

    5. Seja interessante

    As estatísticas demonstram que para 32% dos participantes o mais interessante num webinar são os debates e ouvir palestrantes apaixonados pelo tema. Adicionar cor e emoção à sua voz não faria mal, embora o que realmente faça a diferença, de acordo com 38% dos entrevistados, seja um conteúdo interessante e relevante. Isso também vale para o título do webinar. Certifique-se de que o nome do seu webinar seja interessante e atraente.

    6. Insista na divulgação

    Cerca de 29% dos participantes só vai se inscrever no próprio dia do evento. Por outro lado, 17% provavelmente vai se inscrever com mais de 15 dias de antecedência. Isso é quase metade do seu público alvo. Portanto, você precisa ter um bom e longo ciclo de divulgação para atrair todos os potenciais participantes. Use de tudo, desde postagens em mídias sociais a blogs e e-mails para alcançar o maior número possível de pessoas e inclua informação sobre o evento.

    7. Envie os convites no meio da semana

    O meio da semana é o melhor momento para enviar convites a seu público potencial, apontam as estatísticas. Terça-feira é melhor, mas quarta e quinta não são ruins. Segunda-feira ocupa o quarto lugar, e na sexta, as pessoas já querem partir para o final de semana. Obviamente, sábado e domingo são dias terríveis para e-mails promocionais.

    8. Apenas cerca de 1/3 dos inscritos comparece

    Esta é uma das métricas de sucesso mais importantes para um webinar – sem dúvida, a única que importa – quantas pessoas realmente assistiram. Embora sempre se possa tentar melhorar essas estatísticas, cerca de 35% a 45% é a média. Não deixa de ser um número forte; portanto, se foi isso que você alcançou, considere-se bem-sucedido. Se estiver abaixo de 35%, algo está definitivamente errado. Reveja sua estratégia.

    9. O número médio de participantes é 150

    Outra métrica importante a ser atingida é 150. Esse é o público alvo médio que você deve buscar ao organizar um webinar. Se você conjugar esta regra ao número 8 acima, precisará de cerca de 450 a 500 inscritos para que cerca de 150 realmente participem. Mãos a obra!


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